25 anos do CITS


Em 25 anos de história, uma instituição tem muito para contar, especialmente o CITS – Centro Internacional de Tecnologia de Software. Fundado em 22/06/1992 foi a instituição pioneira de pesquisa & desenvolvimento do Brasil, abrindo frente para negócios de inovação em instituições de pesquisa privadas e vem desde então promovendo a alavancagem das atividades de P&D no Brasil e em especial no Paraná. 

Sua criação deu-se pela união e iniciativa cooperada dos setores: empresarial de software, acadêmico, governos municipal e estadual; representados por 21 fundadores em seu Estatuto Social. Com a missão de difundir a tecnologia de software na cidade de Curitiba, no Paraná, e no Brasil, para apoiar o desenvolvimento inovador e empreendedor de soluções, utilizando da abordagem tríplice hélice - perspectiva da ICT (instituição de Ciência e Tecnologia) como indutora das relações com as Empresas (setor produtivo de bens e serviços) e o Governo (setor regulador e fomentador da atividade econômica), visando a produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico. 

Ao longo destes 25 anos, a instituição se consolidou e conquistou o seu reconhecimento no cenário nacional de ciência e tecnologia, graças ao apoio de inúmeros parceiros e ao ambiente propício e aos que planejam e executam. Sendo na atualidade uma ICT privada elegível para fomento e isenções fiscais vinculadas a atividade de P&D (Lei de Informática - MCTIC/CATI, SUFRAMA/CAPDA, PADIS; Lei do Bem, Incentivos a Inovação – BNDES, FINEP, entre outros).

Em 1997, em particular, foi marcado pela inauguração das instalações do CITS, no Parque de Software de Curitiba, após ter contado com o apoio da ASSESPRO/PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional do Paraná), da CELEPAR (Companhia de Informática do Paraná) e do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), entidades que desenvolvem atividades diretamente relacionadas ao objetivo da instituição, qual seja, o de fomentar negócios (ASSESPRO), e tecnologia (CELEPAR e TECPAR) no estado do Paraná. Destacam-se como parceiros que contribuíram com o CITS nesse histórico de crescimento: a Hewllett Packard (HP) e a Simens. A HP, por meio de projetos que apoiaram o desenvolvimento de competências em processos de software, que possibilitou ao longo dos anos seguintes ao CITS ter uma base sólida para um crescimento de suas atividades e carteira de clientes. A Siemens, através do apoio de construção do Prédio Sede do CITS, em 1999, e formação conjunta dos primeiros laboratórios de desenvolvimento da instituição.

Já, em 2009, constituiu uma unidade de negócios em Manaus, CITS.Amazonas, abrangendo sua atuação ao norte do país, apoiando as empresas do Polo Industrial de Manaus no desenvolvimento tecnológico da indústria nacional.

Em dez/2017, prevê-se a inauguração de um novo Habitat de Inovação no Paraná, novo prédio no Parque de Software de Curitiba, com quase  4.000 m2 de área total, construção essa viabilizada através de apoio financeiro recebido do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, no âmbito do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia da Chamada Pública MCT/FINEP/AT – PNI – Parques Tecnológicos 11/2010, com contrapartida do CITS. Este prédio representa uma importante conquista para o CITS e contribuirá para a revitalização do Parque de Software de Curitiba. Neste sentido, o CITS pretende ampliar sua atuação junto à comunidade local, oferecendo espaço físico compatível para implantação e expansão de empresas de base tecnológica e serviços em tecnologia da informação e comunicação. 

Atualmente, os serviços ofertados pelo CITS abrangem o desenvolvimento de novas tecnologias e processos de inovação, a capacitação de empresas e profissionais e a difusão do conhecimento tecnológico, em específico: Pesquisa & Desenvolvimento, Consultoria em Inovação, Serviços Tecnológicos, Capacitação, Infraestrutura para Treinamento e Apoio ao Fomento. 

Para diferenciar-se competitivamente e manter a auto sustentabilidade, o CITS tem como missão e como propósito principal atender a requisitos de empresas que visam a inovação tecnológica como bem comum perante as necessidades de evolução de seus componentes ou produtos. A grande motivação é o desenvolvimento de soluções complexas e inovadoras, buscando o desenvolvimento de capacidades internas e externas, o fomento da tecnologia da informação em âmbito nacional e também com parcerias internacionais, de forma a atender as necessidades de desenvolvimento de projetos das empresas, cujos projetos permitem agregar, desenvolver e explorar as tecnologias de tendências, criando “expertise” e disseminando o conhecimento adquirido.

Com essa visão, o CITS tem por orientação o empreendedorismo inovador, que vise o fortalecimento da organização e apoie o desenvolvimento de novos negócios, auxiliando: parceiros, clientes e comunidade local, em particular os associados mantenedores em seu desenvolvimento tecnológico e competitivo, possibilitando a inserção do CITS nos mais altos patamares no campo da Ciência e Tecnologia no Brasil e no exterior.

Por tudo isso, o CITS - orgulhoso de seus 25 anos - parabeniza aos seus associados, parceiros, clientes e colaboradores que o ajudaram a trilhar essa trajetória de sucesso.

ASSOCIADOS INSTITUCIONAIS
ASSESPRO/PR  FUNDETEC UFPR 
ASSOCIADOS MANTENEDORES
AGÊNCIA CURITIBA BEMATECH  CITS.Amazonas 
FUNTEF/PR FURUKAWA  ITAI 
LANDIS+GYR  POSITIVO RADIOENGE 
UEL  UNIFY VISIONNAIRE 
WNI 

Compartilhe

Deixe seu comentário

Verifique os campos abaixo.

    Não será publicado

    Envie para seus amigos

    Verifique os campos abaixo.

      Limitado em 600 caracteres

      Comunicar Erro

      Verifique os campos abaixo.

        Limitado em 600 caracteres