Análise de Negócio para Equipe Ágil

Data: 22/11/2017 a 23/11/2017

Horário: 08:30 às 17:30

Investimento: R$ 890,00

Local: Parque de Software (CIC) - Rua Eng. Roberto Fischer, 208 - Curitiba - PR

Objetivo: Este curso tem como objetivo apresentar para Equipe Ágil como utilizar as práticas de Análise de Negócio para entregar valor para as partes interessadas.

Público alvo: Equipe Ágil, Product Owner (PO), ScrumMaster, Desenvolvedores, Líderes Técnicos, Gerentes de Desenvolvimento, Designer, Engenheiro de UX e Agile Coach.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de desenvolvimento de software e métodos Ágeis.

Descrição:

Este curso é destinado para equipes ágeis que necessitam aplicar técnicas e práticas de análise de negócio para melhorar a entrega de valor. Durante o curso será demonstrado como aplicar as principais técnicas e práticas de análise de negócio que ajudam ampliar a visão de requisitos, gerenciar as partes interessadas, entender as necessidades de negócio e gerenciamento do backlog. 

Tópicos Abordados

Módulo 1 - Fundamentos da Análise de Negócio
Objetivo: Apresentar a Análise de Negócio como uma prática para entregar valor para as partes interessadas.

Parte 1 - Por que as equipes ágeis devem conhecer práticas de análise de negócio?

  • Desafios do desenvolvimento de software.
  • Principais problemas que afetam desenvolvimento de software.
  • Abraçar as mudanças.
  • Conhecimento de negócio como diferencial.
  • Perfis de Analista de Negócio.

Parte 2 – Visão Geral do Guia BABok® 3.0, O Guia de Referência de Análise de Negócio:

  • O que é o BABok® 3.0 ?
  • Quem é o Analista de Negócio ?
  • O que é Análise de Negócio?
  • Áreas de Conhecimento:
    • Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócio.
    • Elicitação e Colaboração
    • Gerenciamento do Ciclo de Vida de Requisitos
    • Análise da Estratégia.
    • Análise de Requisitos e Definição de Design.
    • Avaliação da Solução.
    • Competências Fundamentais.
  • Técnicas de Análise de Negócio.
  • Técnicas de Ágeis de Análise de Negócio.
  • Termos Chaves de Análise de Negócio.

Parte 3 - Framework BACCM de Análise de Negócio

  • Definição do Framework BACCM.
  • BACCM (Business Analysis Core Concept Model).
    • Gerenciamento de Mudança.
    • Gerenciamento de Necessidade.
    • Design de Solução de Negócio.
    • Gerenciamento de Partes Interessadas.
    • Entrega de Valor.
    • Contexto Organizacional.

Parte 4 - Requisitos:

  • Definição de Requisitos.
  • Esquema de classificação de requisitos.
    • Requisitos de Negócio.
    • Requisitos das Partes Interessadas.
    • Requisitos da Solução:
      • Requisitos Funcionais.
      • Requisitos Não Funcionais.
    • Requisitos de Transição.
    • Requisitos e Design.
    • Ciclo de Vida Design e Requisitos.

Parte 5 - Partes Interessadas: 

  • Definição de Partes Interessadas
  • Gerenciando as Partes Interessadas:
    • Mapa das Partes Interessadas
    • Análise das Partes Interessadas

Parte 6 - Perspectivas: 

  • Definição de Perspectiva.
  • Perspectivas:
    • Ágil.
    • BI (Business Intelligence)
    • TI (Tecnologia da informação)
    • Arquitetura de Negócio
    • BPM (Gestão de Processos de Negócio)

Módulo 2 - Fundamentos dos Métodos Ágeis
Objetivo: Revisar conceitos e práticas dos métodos ágeis

Parte 1 - Revisão dos Conceitos e Métodos Ágeis:

  • Manifesto Ágil.
  • Métodos Ágeis.
  • Scrum.
  • XP.
  • FDD.
  • DAD.
  • SAFe.

Parte 2 - Revisão das Práticas Ágeis:

  • Visão do Produto.
  • Desenvolvimento Iterativo e Incremental.
  • Product Backlog.
  • Equipe Ágil: Papeis e Responsabilidades.
  • Estimativa e Planning Poker.
  • Planejamento de Sprint.
  • História do Usuário.
  • Spring Burndown.
  • DoD (Definição de Feito).
  • Grooming Backlog.
  • Eventos Scrum (Planejamento da Sprint, Reunião Diária, Revisão da Sprint e Retrospectiva).
  • Task Board.

Módulo 3 - Visão de Negócio:
Objetivo: Apresentar, discutir e demonstrar a visão de negócio que o Analista de Negócio deve conhecer.

  • O Que é Visão de Negócio.
  • Linguagem de Negócio.
  • Visão da Estratégia.
  • Posicionamento da Empresa.
  • Visão da Cadeia de Valor.
  • Visão da Arquitetura Corporativa:
    • Arquitetura de Negócio.
    • Arquitetura de Tecnologia.
  • Visão da Governança Corporativa.
  • Gerenciamento de Partes Interessadas.
  • Linguagem de Negócio.

Módulo 4 - Práticas de Análise de Negócio aplicadas ao Desenvolvimento Ágil:
Objetivo: Demonstrar como aplicar técnicas e práticas de análise de negócio ao desenvolvimento ágil através de estudos de casos.

4.1 Prática: Visão ampliada de Requisitos:
"Software funcionando é a medida primária de progresso", este é dos princípios do Manifesto Ágil.
Entretanto para um software funcionar, não basta identificar somente os requisitos funcionais e não funcionais, é preciso ir além, ter uma visão ampliada, que permite identificar todos os requisitos do software, principalmente àqueles que geralmente são negligenciados, como: Requisito de negócio e requisitos de transição.

Visão ampliada de requisitos:

  • Requisito de Negócio;
  • Requisitos das Partes Interessadas;
  • Requisitos da Solução (Funcionais e Não Funcionais);
  • Requistos da Transição.

Nesta prática será demonstrado como:

  • Técnicas para identificação dos Requisitos;
  • Personas;
  • Ciclo de Vida Requisitos e Design.

4.2 Prática: Priorização das Demandas de Negócio:
Nesta prática vamos demonstrar como priorizar as demandas com base nas necessidades de negócio e na estratégia da empresa:

  • Como Priorizar as Demandas de Negócio;
  • Priorização por Produtos (Matriz BCG);
  • Priorização por Estratégia (BSC);
  • Priorização por Cliente (Curva ABC de Rentabilidade de Cliente);
  • Priorização por "carteirada" (VIP).

4.3 Prática: Planejando o desenvolvimento de novos softwares a partir da necessidade de negócio:
Todos falam entregar valor, e software não diferente, ele deve entregar valor para as partes interessadas.
No Manifesto Ágil, existe um principio que diz "Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado."Contudo, poucos sabem de fato como identificar o valor que deverá ser entregue.
Nesta prática será planejado o desenvolvimento de software a partir da necessidade de negócio, que expressa pelo requisito de negócio, este requisito quando satisfeito se transforma em valor.
O requisito de negócio permite a medição de desempenho e entrega de valor real ao negócio.
Ainda estaremos empregando práticas ágeis e métodos XP e FDD.

  • BAC (Business Analysis Canvas - Canvas para Análise de Negócio).
  • Necessidade de Negócio.
  • Histórias de Negócio.
  • Requisito de Negócio.
  • Análise das Partes Interessadas.
  • Personas.
  • Visão do Produto.
  • Planejamento de Releases.
  • MVP (Produto Mínimo Viável).
  • Reuniões de Pré-Planejamento (Grooming Backlog).
  • Funcionalidades.
  • História do Usuários.
  • Priorização com base no negócio.
  • Product Backlog.
  • Retrospectiva.
  • ROI.

Estudo de Caso:
Durante o curso serão realizados estudos de caso para demonstrar como aplicar as práticas e técnicas de análise de negócio e ágeis para desenvolver software que entregam valor para as partes interessadas.

Formato do estudo de caso:

  • Formação das equipes
  • Explanação do problema
  • Desenvolvimento de solução
  • Apresentação da solução
  • Discussão de lições aprendidas


 Mais informações: educon@cits.br | (41) 3025-9659. 

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