Workshop - Lean BPM

Data: 29/11/2017 a 30/11/2017

Horário: 08:30 às 17:30

Investimento: R$ 890,00

Local: Parque de Software (CIC) - Rua Eng. Roberto Fischer, 208 - Curitiba - PR

Objetivo: Este workshop tem como objetivo demonstrar via um projeto colaborativo como utilizar BPM (Business Process Management) e Lean para gerar e entregar valor para os clientes. Demonstrado através da aplicação dos princípios do Lean e das práticas de gestão de processos de negócio, inseridas em uma cultura de melhoria contínua.

Público alvo: Gerentes, coordenadores, líderes, técnicos e analistas que são responsáveis pela gestão de processos e/ou pela qualidade e demais profissionais que necessitam melhorar seus processos para entregar mais valor para os clientes.

Pré-requisitos: Não há pré-requisitos para este curso.

Descrição: A junção de Lean e BPM reforça a busca pela excelência operacional baseada na melhoria contínua como parte da cultura da organização.
O projeto começa utilizando os princípios do Lean para definição de um propósito, depois é realizado a descoberta do que é valor para os clientes, e o próximo passo é fazer mapeamento do fluxo de valor.
Será desenhado o diagrama que representa o processo no cenário atual (modelo AS-IS) utilizando as práticas BPM e BPMN (Business Process Model and Notation), na sequência será feita a análise para identificação das oportunidades de melhorias usando o A3.
Em seguida o processo será redesenhado, modelo TO-BE que representa uma visão futura do processo com as melhorias identificadas.

Conteúdo

FUNDAMENTOS
 Apresentar e discutir os principais conceitos, definições e fundamentos do Lean e da Gestão de Processos de Negócio.
  • Fundamentos BPM:
    • O que é processo.
    • Componente essenciais.
    • Tipos de processo.
    • Governança BPM.
    • Práticas BPM.
    • Ciclo de Vida BPM.
    • Como iniciar a jornada BPM.
  • Fundamentos do Lean Thinking:
    • Origem da mentalidade enxuta.
    • Os princípios do pensamento Lean.
    • A cultura Lean.
    • Lean Service.
    • Lean Office.
    • Os benefícios do Lean.
    • Como iniciar a jornada Lean para implementar a cultura de melhoria contínua.
  •  Visão de Negócio:
    • Estratégia e Planejamento Estratégico.
    • Cadeia de Valor.
    • Arquitetura de Corporativa.
    • Arquitetura de Negócio.
  •  Visão de Pessoas:
    • Identificação das partes interessadas.
    • Mapeamento das partes interessadas.
    • Definindo papéis e responsabilidades.
    • Entendendo as pessoas.
    • Gerenciamento das partes interessadas.
PROJETO LEAN BPM
Projeto hands-on (mão na massa) que demonstra como aplicar os conceitos e Lean técnicas e as práticas BPM para melhor um processo de negócio.
  •  Projeto:
    • Apresentação do projeto.
    • Formação das equipes de trabalho.
    • Desenvolvimento da solução.
    • Apresentação da solução.
  •  Ciclo de Vida Lean BPM:
    • Mapeamento de Processos: Descobrindo os processos de negócio nas perspectivas dos clientes, mapeamento do Fluxo de Valor.
    • Técnicas para conhecimento e entendimento dos processos:  Entrevistas, questionário, observação, reuniões, workshops e Gemba.
    • Conhecendo as pessoas: Entendendo as necessidades, preocupações, expectativas e desejos.
    • Mapa de jornada do cliente.
    • Documentação do processo: abordagens de modelagem e tipos de modelagem.
  • Modelagem de Processos:
    • Abordagens de modelagem.
    • Tipos de modelagem.
    • Modelo AS-IS (Mapa do cenário atual).
    • Modelo TO-BE (Mapa do cenário futuro).
    • Notação BPMN 2.1.
    • Desenho do modelo AS-IS com Bizagi Process Modeler e BPMN.
    • Documentação e publicação dos processos.
    • Validação do Modelo AS-IS.
  •   Análise e Melhoria de Processos:
    • Técnicas de Análise e Melhoria de Processo: A3, Kaizen, PDCA, Espinha de Peixe, Análise de Risco, 5W2H e Fluxo de valor Lean.
    • Análise de oportunidades de melhorias.
    • Proposta de Melhoria: Modelo TO-BE.
    • Planejamento e implantação da Modelo TO-BE.
    • Padronização do processo.
  • Monitoramento de Processos:
    • Gerenciamento orientado a resultado
    • Definição de baselines.
    • Definição de responsabilidade do desempenho do processo.
    • Mensurar o desempenho do processo.
    • Definição de meta e indicadores de desempenho.
    • Implementação da menta e indicadores.
  • Reflexão:
    • Lições aprendidas.
    • Adaptações (melhorias).
Mais informações: educon@cits.br | (41) 3025-9659.

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