Workshop - Scrum for Lego

Data: 24/11/2017 a 24/11/2017

Horário: 08:30 às 17:30

Investimento: R$ 490,00

Local: Parque de Software (CIC) - Rua Eng. Roberto Fischer, 208 - Curitiba - PR

Objetivo: Este workshop visa demonstrar como utilizar as práticas ágeis em projetos de desenvolvimento de software, o qual é altamente recomendado para reforçar aplicação das práticas ágeis no dia-a-dia e para as equipes que estão em transição para o uso dos métodos ágeis. 

Público Alvo: Desenvolvedores, Scrum Master, Donos do Produto, Agile Coach, Analistas de Negócio, Analistas de Sistemas, Lideres de Equipe, Coordenadores de Desenvolvimento e para profissionais que  já conhecem a teoria dos métodos ágeis, mas precisam aprender como aplicar as práticas ágeis em projetos reais.

Pré-requisito: Atuar em atividades de desenvolvimento de software e possuir conhecimento de Scrum.

Metodologia:  Gamification, Lego Serious Play  e Learning by doing (aprenda fazendo). 

Descrição: Existem diversas formas de aprender e de se familiarizar com as práticas ágeis, uma delas através de jogos. Os jogos ágeis são uma maneira eficiente, divertida, que permitem aos participantes compreender como aplicar os conceitos chaves e descobrir o quão poderoso os métodos ágeis podem ser.
Enquanto há tantos jogos diferentes, destacamos o Jogo da Cidade que é baseado em peças de LEGO®, que simula um projeto com requisitos emergentes. O jogo cobre todos os aspectos do Scrum, seus papéis, artefatos, eventos e entrega do produto.

“Não jogamos para competir, mas para aprender e se divertir” (@rildosan)

Conteúdo Programático:

PREPARAÇÃO (warm-up):

  • Scrum review,
  • Apresentação do desafio,
  • Definição das regras do jogo,
  • Formação das equipes,
  • Estabelecimento dos papéis e responsabilidades dos membros das equipes,
  • Alinhamento dos objetivos e expectativas.

PRÉ-PLANEJAMENTO:

  • Visão do Produto,
  • Roadmap do produto,
  • Plano de Release,
  • Product Backlog,
  • MVP (Produto mínimo viável),
  • Priorização.

O JOGO:

  • Pré Game:
    • Planejamento da Sprint,
    • Épicos, temas, histórias e tarefas,
    • Estimativas,
    • Sprint Backlog.
  • Game:
    • Sprint,
    • Reunião Diária,
    • Revisão da Sprint,
    • Refinamento do Product Backlog.
  • Pós Game:
    • Retrospectiva,
    • Inspeção,
    • Adaptação.

REFLEXÃO:

  • Lições aprendidas: O que aprendemos hoje?
  • Feedback.

 

 Mais informações: educon@cits.br | (41) 3025-9659.

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