A Semana da Indústria 4.0 na Amazônia foi incrível!
A Semana da Indústria 4.0 na Amazônia foi incrível!
Com mais de 7h30min de duração, em cinco dias, 23 palestrantes e painelistas discutiram temas relacionados à Indústria 4.0. e seus impactos na região em evento on-line de lançamento do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI4.0).
O ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental recebeu, entre os dias 24 a 28 de agosto, a Semana da Indústria 4.0, promovida pelo CITS.Amazonas como parte das ações de lançamento do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial.
O tema foi Aceleração da Transformação Digital no ecossistema da Amazônia Ocidental e foi dividido em 5 eixos principais: a Indústria 4.0 e seu poder de transformação; tecnologias habilitadoras; desafios de se fazer PD&I na Amazônia; Liderança, Competências e habilidades 4.0; e, Novos Negócios & Investimentos.
A série de webinars teve como estratégia principal envolver todo o ecossistema local de inovação em um evento master, com participação ativa dos principais stakeholders, como SUFRAMA, empresas, institutos de pesquisa, academia, startups, além de órgãos de fomento. “Entendemos que o PPI4.0 é um projeto de todo o ecossistema e, para seu lançamento, priorizamos ter toda a cadeia de inovação envolvida, por isso, os eventos online e não presencial. Vamos continuar, mensalmente, promovendo ações de sensibilização com esta temática”, explica Rafael de Tarso, Gerente de Inovação e Novos Negócios do CITS.
Dia 24 foi dedicado ao lançamento oficial e apresentação do Programa. A partir do dia 25, a programação foi dividida em dois blocos: o Inspiration talk, com uma palestra magna de inspiração de grandes empresas brasileiras que estão mais avançadas na implementação da transformação digital, como Bosch, Flex e Electrolux, além de estudos recentes sobre skills necessários para este novo mundo e as tecnologias habilitadoras deste modelo; e o Ecosystem talks, uma rodada debates envolvendo profissionais da região, de empresas, institutos, academia, startups entre outros que, com suas experiências, promoveram uma discussão sadia de como fomentar a cadeia de inovação e transformação digital na Amazônia Ocidental.
LANÇAMENTO
O lançamento do PPI4.0 contou com a presença do Presidente do Conselho do CITS, Sr. Hans Schorer, da CEO do CITS, Sra. Marilda Medeiros Packer, do Superintendente da SUFRAMA, Gen. Algacir Polsin e do Superintendente Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional - Cel. Amaral Filho.
Em seguida, Leopoldo Montenegro, da SUFRAMA, e Rafael de Tarso Schroeder, do CITS, fizeram a apresentação oficial do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (PPI 4.0), como será realizado, áreas de atuação, objetivo e impactos etc. A programação do dia 24 fechou com a palestra de inspiração da Bosch “A transição para a Indústria 4.0 na Bosch Curitiba”, proferida por Fernando Borer.
TECNOLOGIAS HABILITADORAS DA INDÚSTRIA 4.0
No segundo dia, o público participante ouviu uma palestra, proferida pelo professor Manuel Cardoso sobre ‘Case Flex: Inteligência Artificial aplicada na indústria’, seguido do bate-papo inspirador com Euler Guimarães, presidente do CODESE e CEO de startups, Jacqueline Freitas, do SIDIA, Tulio Silva, do Grupo ICTS, e Carlos Gabriel Koury, do Idesan, que discutiram sobre os desafios de implementar e usar novas tecnologias no dia a dia.
DESAFIOS DE PD&I NA AMAZÔNIA
Na quarta-feira, 26, Antônio Mandalozzo, da Electrolux, trouxe a palestra ‘Global e local. Como aplicar a Indústria 4.0 no Brasil’. O Ecosystem Talks, debateu sobre desafios de se fazer Indústria 4.0 na Amazônia, trazendo vários insights e perspectivas de institutos, empresas, startups e academia, com Vania Thaumaturgo, presidente da Associação do Polo Digital de Manaus e Head do Instituto Eldorado, José Teixeira, da Denso, Expedito Belmont, da DriveOn e o Prof. Sandro Breval, da UFAM.
LIDERANÇA, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 4.0
Dia 27 foi dedicado às Pessoas. A palestra de inspiração veio com um estudo atual dos skills necessários para esta nova era, realizada pela Noélly Mercer, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. E o Ecosystem, com o tema ‘Desafios de desenvolvimento de times excepcionais’, foi um debate rico entre Luciana Minev, da Singulari, Prof. Fernando Moreira, da Fundação Muraki, profa. Olinda Marinho, da Faculdades Santa Teresa e da APEX e Elaine Garcia, do INDT.
NOVOS NEGÓCIOS & INVESTIMENTOS
Para fechar a semana, o tema foi fomento, com a palestra ‘Startups, Investimentos e Indústria 4.0’, com Rafael Moreira, seguido de um excelente debate entre Diônes Lima, da Softex, Rodrigo Silva, da FINEP, Fabíola Almeida, do SEBRAE, Augusto Rocha, da FIEAM, e Leopoldo Montegro, da Suframa.
Esse evento é só o começo. Vem mais por aí. Mensalmente o CITS irá realizar o Inspiration Talk seguido do Ecosystem Talks, debatendo sobre Indústria 4.0. Dia 15 de setembro já temos novo Talks. Aguardem!
Deixe seu comentário