CITS Amazonas é o coordenador do Programa Prioritário de Indústria 4.0 na Amazônia Ocidental

 O CITS Amazonas promoverá a difusão das tecnologias da transformação digital, o desenvolvimento de soluções e tecnologias customizadas para a realidade local e o fortalecimento da rede de cooperação entre ICT’s, empresas e empreendedores locais. Estas ações estão alinhadas ao Plano de ação da Câmara Brasileira da Indústria 4.0 do Brasil 2019-2022.

Modelo articulado de gestão do ecossistema de inovação em suporte ao desenvolvimento industrial e ao empreendedorismo inovador

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO 

Com base nos temas tecnológicos compreendidos pela Indústria do Futuro, descrito no no Art. no.6 da resolução CAPDA no. 9/2019, e com uma visão do ambiente de aplicação, foram selecionadas as áreas de aplicações e trabalho do PPI 4.0 congregando setores de grande representatividade local, além de temas estratégicos de desenvolvimento nacional.

Áreas de atuação do PPI 4.0 

 

MODELO DE ESTRUTURAÇÃO

Para o desenvolvimento de um ecossistema voltado para a indústria 4.0 e a manufatura do futuro, o CITS Amazonas entende que será necessário o desenvolvimento de capacidades técnicas e científicas em tecnologias e conceitos habitadores que estendem ou complementam com os temas tecnológicos prioritários, com destaque para: manufatura aditiva; computação em nuvem; robôs de processos, autônomos e colaborativos; internet das coisas e computação de borda; realidade virtual, aumentada e mista; blockchain; inteligência computacional e machine learning; simulação e gêmeos digitais; big data e analytics; além do desenvolvimento de pilares estruturantes para desenvolvimento das pessoas, organoplasticidade, cultura de transformação e melhoria de processos.

Modelo de estruturação para o desenvolvimento de um ecossistema voltado para a indústria 4.0

 

COMO FUNCIONA?

  • O Governo Federal concede o benefício fiscal às empresas incentivadas.
  • As empresas beneficiadas têm, por obrigatoriedade, investir parte do benefício em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
  • Há diversas opções de como investir os recursos de PD&I dentro da legalidade exigida pelo Governo, entre elas os Programas Prioritários, incluindo o PPI4.0.
  • As empresas fazem o aporte financeiro no PPI 4.0. Elas têm a opção de escolherem o projeto a ser desenvolvido e a empresa executora, ou escolher entre o portfólio apresentado pelo CITS.Amazonas e as executoras.
  • O CITS.Amazonas, como coordenador do PPI4.40, é responsável pela gestão dos investimentos em projetos inovadores nas áreas de abrangência do programa.
  • A partir de demandas identificadas, fará o monitoramento e gerenciamento dos projetos de PD&I realizados por uma instituição executora (IEPD credenciada pelo CAPDA) ou startup (empresa nascente de base tecnológica com produtos e serviços provenientes do uso intensivo de tecnologia).  

 

COMO INVESTIR

Os investimentos no PPI 4.0 devem ser feitos através de depósito na conta do CITS Amazonas, de acordo com o estabelecido na Resolução CAPDA nº 2, de 31 de março de 2020.

TRAGA SUA EMPRESA PARA A INDÚSTRIA 4.0

O que podemos fazer por sua empresa hoje? Fale conosco

www.ppi40.cits.br  ppi40@cits.br  +55 41 98787 0080

Compartilhe

Deixe seu comentário

Verifique os campos abaixo.

    Não será publicado

    Envie para seus amigos

    Verifique os campos abaixo.

      Limitado em 600 caracteres

      Comunicar Erro

      Verifique os campos abaixo.

        Limitado em 600 caracteres