Cursos Certified Product Ownership e Análise de Negócios para Equipe Ágil: novas turmas finalizadas

Uma das principais missões do CITS, ao longo dos seus vinte e oito anos, tem sido ensinar, além da pesquisa, desenvolvimento e negócios na área da Tecnologia da Informação. Por isso, a área de cursos e treinamentos está sempre repleta de opções e oportunidades para aqueles que pretendem estar preparados para os desafios das suas funções. Em fevereiro, por exemplo, pudemos destacar a realização de três cursos com temas variados, como o Scrum for Lego, o Certified Product Ownership e a Análise de Negócios para Equipe Ágil.

O Scrum for Lego, foi realizado em forma de workshop, no dia 17/2, com o objetivo de demonstrar como utilizar as práticas ágeis em projetos de desenvolvimento de software através de um jogo lúdico e interativo utilizando a Gamification, Lego Serious Play e Learning by doing (aprenda fazendo). Os jogos ágeis são uma maneira eficiente e divertida que permite aos participantes compreender e aplicar os conceitos chaves, e descobrir o quão poderoso os métodos ágeis podem ser. Existem diversos tipos de jogos, no caso, destacamos o Jogo da Cidade Inteligente (Smart City) que é baseado em peças de LEGO®. O jogo cobre todos os aspectos do Scrum, seus papéis, artefatos, eventos e entrega do produto. Ele também simula o processo desenvolvimento de software com todos os ingredientes mais picantes, como surgimentos de requisitos emergentes e mudanças durante o projeto.

O Certified Product Ownership, foi realizado nos dias 27 e 28/2, em parceria do CITS com a Adaptworks. Esse é um tipo de treinamento predominantemente mão na massa, como se diz. O intuito foi ensinar como manter o time focado no produto, compreendendo o mindset, responsabilidades e habilidades de um Product Owner efetivo. No término do curso, os participantes levaram a Certificação Oficial ICP-BVA. O treinamento Certified Product Ownership enfatiza abordagens e práticas centradas no cliente para maximizar a entrega de valor do produto, é credenciado pela ICAgile e centra-se na entrega de produto digital focado no mindset e nas práticas ágeis para enfatizar o valor do cliente. Também ensina sobre ambientes organizacionais e de time que favoreçam a colaboração frequente e transparente entre os times de negócios e desenvolvimento. Além de uma base centrada em mindset ágil, mergulha profundamente em todos os aspectos de um Product Owner, desde a visão passando pela construção e gerenciamento de backlog até a entrega do produto.

Quem fez o curso, certamente aprendeu mais sobre as habilidades e técnicas para permitir tornar-se um Product Owner eficaz, equipado para orientar o desenvolvimento de produtos e liderar os times de produto.

Já o curso Análise de Negócios para Equipe Ágil foi realizado nos dias 18 e 19/2, com o objetivo de treinar a utilização de técnicas e práticas de análise de negócios para entregar valor às partes interessadas. Durante o curso foi demonstrado como se aplicam as principais técnicas e práticas de análise de negócio que ajudam ampliar a visão de requisitos, gerenciamento das partes interessadas, entendimento das necessidades de negócio e gerenciamento do backlog. Esse curso teve também muita parte prática, além de grande lista de tópicos e estudo de caso.

Se você é da área de tecnologia ou pretende atuar nela, acompanhe a divulgação dos cursos no site do CITS ou se inscreva para receber a Newsletter, assim você estará sempre à par dos principais treinamentos e workshops da área de tecnologia, inovação e Indústria 4.0, entre outros temas importantes para sua carreira.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Verifique os campos abaixo.

    Não será publicado

    Envie para seus amigos

    Verifique os campos abaixo.

      Limitado em 600 caracteres

      Comunicar Erro

      Verifique os campos abaixo.

        Limitado em 600 caracteres