Metodologia israelense é aplicada em maratona de desenvolvimento de soluções educacionais em Manaus

Projeto permite ao CITS trazer a metodologia MindCET Israel, com as melhores práticas e modelo de inovação para criação de EdTechs para Manaus 

O CITS.Amazonas - Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas é o instituto desenvolvedor do projeto Desafios EdTech - Acelerando o Empreendedorismo de Impacto, do Programa Prioritário em Empreendedorismo Inovador, coordenado pela Softex no Amazonas.

Entre os objetivos do projeto, estão o estimulo à cultura empreendedora da região, através da articulação de parceria internacional com o Estado de Israel, com transferência de tecnologia e know how na aceleração de projetos e negócios tecnológicos educacionais e, em parceria com o ecossistema regional, realizar ciclo de desafios  com foco em problemas reais, alinhados aos princípios da inovação aberta (Open innovation) e com as metodologias internacionais aprendidas.

Uma das metas do CITS foi estruturar uma equipe multidisciplinar capaz de absorver e implementar o conhecimento adquirido através do convênio de cooperação internacional com a MindCET, de Israel.

A MindCET, fundada pelo Centro de Tecnologia Educacional (CET), organização líder no planejamento e desenvolvimento de produtos tecnológicos para o sistema educacional em Israel, possui dois centros de aceleração de projetos e startups, sendo um em Tel Aviv e outro no deserto de Negev. A instituição usará os conceitos aplicados no modelo de Negev para replicar a iniciativa em Manaus.

Para Bruno Monteiro, Coordenador dos projetos Educacionais do CITS  e que fez parte da equipe que foi à Israel, o projeto só traz ganhos para a região. “O projeto é muito importante, por ser uma oportunidade internacional com Israel e ainda trabalhar com uma grande empresa como a MindCet, que desenvolve produtos educacionais inovadores de forma global. A oportunidade de aprender uma nova metodologia de forma prática e poder ainda passar esse conhecimento para a comunidade local é muito engrandecedor. Montamos um time multidisciplinar que se adaptou muito bem com a metodologia e hoje está totalmente treinado e preparado para difundir o aprendizado e ajudar a gerar novos negócios educacionais na região”, afirma Monteiro.

Ainda de acordo com Bruno a tecnologia evolui muito rápido e educação brasileira não está acompanhando na mesma velocidade. “Hoje temos muitas escolas do século 19, professores do século 20 e alunos do século 21, com isso precisamos evoluir a forma de ensinar, criando produtos inovadores que ajudem no engajamento do aluno e o aproxime da escola. Uma boa educação é a chave para uma sociedade melhor”.

O CITS, como um instituto de ensino, pesquisa, desenvolvimento e negócios, empresta o seu know-how em desenvolvimento de software voltados principalmente na área de tecnologia educacional com desenvolvimento de soluções inovadoras para educação. Hoje, o CITS tem uma nova responsabilidade de fomentar esse conhecimento na região, conseguindo passar para a comunidade empreendedora uma metodologia internacional para criação de produtos, além de gerar novos negócios.

Uma imagem contendo pessoa, céu, ao ar livre, posando
                     
                     Descrição gerada automaticamente

Time do CITS e Positivo Tecnologia em viagem à MindCET, em Israel. 

EDUCKATHON

Com base neste projeto, Manaus recebe a primeira EDUCKATHON, que tem como objetivo reunir pessoas com os perfis de educação, negócios, tecnologia, design e comunicação, para criar novas soluções para os desafios educacionais e de aprendizado para que possam desenvolver ideias, projetos e soluções com potencial de negócios na área educacional, as conhecidas EdTechs.

Serão dois dias de criação dinâmica e colaborativa para desenvolver a próxima geração de soluções de tecnologia educacional em direção à pedagogia e aprendizagem inovadoras. Cecilia Waismann, VP de R&D da MindCET, e Ran Magen, Head de R&D da MindCET já estão em Manaus para palestrar no educkathon.

Capacitar os participantes com a metodologia israelense, desenvolver novos negócios educacionais EdTechs e propor soluções para os desafios da educação em Manaus e na Amazônia é o esperado como resultado para a primeira edição do EDUCKATHON, realizada pelo CITS - Centro Internacional de Tecnologia de Software, com o apoio da Softex Amazonas, Suframa, Ministério da Economia.

O evento contará ainda com palestras sobre o tema, oficinas e mentorias, além de uma banca de avaliação que elegerá os melhores projetos. Os vencedores da maratona, receberão além de premiação, a participação de um programa de intercâmbio de informações entre Brasil e Israel, mentoria e acompanhamento para desenvolver suas EdTechs, sendo acompanhados por profissionais mentores dos dois países. 

O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever no site https://educkathon.educacional.com.br/ até o dia 10 de fevereiro. Os selecionados serão divulgados no dia 12 de fevereiro.

 

EDUCKATHON - Hacking Education  - com tradução simultânea

Data: 14 e 15 de fevereiro

Horário: de 08:30h às 19:30h

Local: Manaus Tech Hub Manaus - Av. Autaz Mirim, 2211 - Armando Mendes, Manaus – AM.

Mais informações: 92 98115-8126 (Bruno Monteiro) e 92 98190 4000 (Vania Vial)

Compartilhe

Deixe seu comentário

Verifique os campos abaixo.

    Não será publicado

    Envie para seus amigos

    Verifique os campos abaixo.

      Limitado em 600 caracteres

      Comunicar Erro

      Verifique os campos abaixo.

        Limitado em 600 caracteres