Workshop Gestão Ágil de Projetos com Modelos Híbridos - Live Virtual

Data: 26/10/2020 a 29/10/2020

Horário: 19:00 às 21:30

Investimento: R$ 850,00

Local: Live virtual, - -

Descrição: A demanda por projetos é real e crescente nas empresas, sabemos que não existe um modelo de gestão único que dá conta dos mais diversos perfis de projetos. Contudo, surge uma dúvida: Como selecionar o modelo de gestão mais eficiente para gerenciar os projetos?

Este workshop é uma imersão que demonstra de forma prática e objetiva como selecionar o modelo mais eficiente para cada perfil de projeto através da Governança Ágil de Projetos. Há diversos modelos: Preditivo (baseado em PMBOK®), Empirico (baseado em Ágil) e Híbrido (que usa Preditivo e Ágil juntos). No workshop enfatizamos no modelo híbrido de gestão de projetos.
Durante o workshop serão feitos exercícios e projetos em equipe e de forma colaborativa, no estilo mão massa (hands-on), para exercitar como aplicar o modelo híbrido para gerenciar projetos.
Carga horária: 16 horas

Objetivo: Capacitar os participantes para atuarem com gestão de projetos ágeis, selecionando e aplicando o modelo mais eficiente para cada perfil de projeto, enfatizado o gerenciamento de projetos ágeis com modelo híbridos.

Para quem é esse workshop: Este workshop é indicado para Gerentes de Projetos, Donos de Produtos, Líderes de Projetos, Analistas de Negócio, Analistas de Projetos e demais profissionais que trabalham com projetos e desejam aprender mais sobre gestão ágil de projetos e modelos híbridos.

Pré-requisito:
Recomendamos que os participantes tenham experiência em gestão de projetos e conhecimentos em métodos ágeis.

O que você vai aprender:
- Como selecionar e aplicar o modelo mais eficiente para fazer a gestão ágil de projetos
- Utilizar modelo híbrido para gerenciar programas e projetos
- Usar a Governança ágil de Projetos como um sistema tomada de decisão
- Definir critérios de avaliação de perfis de projetos baseado nas características de cada projeto e nas necessidades de gestão
- Como o Gerente de Projetos deve atuar na gestão ágil de projetos

Conteúdo:
Check-in:
- Apresentação dos participantes
- Alinhamento de expectativa
- Autoavaliação de conhecimento sobre o Gestão Ágil de Projetos

Parte 1 - Governança Ágil de Projetos:
Desafios da Gestão de Projetos:
- Drivers, Outputs, Outcomes e Trade-Off da Gestão de Projetos
- Priorização (É arte de fazer renuncias de forma consciente)
- Por que as empresas precisam ser ágeis?
- Gestão de Projetos em cenários de incertezas
- Modelos de Gestão de Projetos: Preditiva (PMBOK), Empírica (Ágil) e Híbrida
- Navegando na Complexidade da Gestão de Projetos
- Abordagem iterativa e incremental
- Gestão de Projetos x Gestão de Produtos (Ciclo de Vida)
- Relatório State of Agile: Uso de Métodos Ágeis no mercado

Modelos de Gestão de Projetos:
- Ciclo de Vida Preditivo (PMBOK®)
- Ciclo de Vida Empírico (Ágil)
- Ciclo de Vida Híbrido (Preditivo + Híbrido)

Governança Ágil de Projetos:
- Governança Ágil de Portfólio, Programas e Projetos
- Definindo Perfis de Projetos
- Estabelecendo Critérios de Seleção de Modelo de Gestão de Projetos
- Entendendo as demandas, perfis, características e necessidades de gestão
- Aplicação do modelo de Governança Ágil para avaliar, decidir e escolher modelos gestão apropriados
- Atuação, papel e responsabilidade do Gerente de Projeto na Governança Ágil

Exercício:
- Escolhendo o modelo de gestão mais eficiente por perfil de projeto

Parte 2 - Ágil:
Pensamento Ágil:
- Mindset Agile
- Manifesto Ágil, Valores e Princípios
- Métodos Ágeis: Lean, Kanban e Scrum

Visão Geral dos Métodos Gerais:
- Lean
- Kanban
- Scrum

Parte 3 - Aplicando Modelo Híbrido para Gerenciar Projetos:
Desenvolvimento de projetos em equipe e em colaboração para exercitar como utilizar na prática o modelo híbrido de gestão de projetos para planejar, gerenciar, executar e entregar valor.

Atividades:
- Formação das equipes
- Entendimento da necessidade de negócio
- Seleção do modelo de gestão
- Desenvolvimento do projeto
- Apresentação do resultado do projeto
- Discussão das lições aprendidas

Projeto 1 - PMBOK e Kanban:
Quando estamos desenvolvendo um projeto, em um cenário onde o prazo de conclusão é “apertado”, precisamos lidar com situações em que o modelo hibrido é o mais indicado e eficiente, pois às vezes nem todos os requisitos estão totalmente definidos, uma pequena parte são hipóteses que precisam ser validadas.
Contudo, o projeto deverá começar na data prevista e ser desenvolvido com requisitos já definidos e as hipóteses quando validadas elas poderão ser incorporadas ao projeto ou não
Desenvolver um projeto utilizando o modelo de gestão híbrido, em equipe e de forma colaborativa, aplicando as práticas de gestão do PMBOK e Kanban.
- Para desenvolvimento do produto será utilizado a abordagem preditiva seguindo o guia PMBOK para desenvolver o projeto e seus artefatos: Project Model Canvas, Cronograma e WBS.
- Para validação das hipóteses será utilizando o Kanban e o artefato Hipóteses Canvas.

Projeto 2 - Scrum e PMBOK:
Inovação está na agenda de todas as empresas que necessitam crescer através da geração de novo valor. Existem diversas formas de trabalhar com inovação, uma delas é inovar aproveitando novas oportunidades de negócio. Essa abordagem exige entender a oportunidade (problema) de forma aprofundada para depois buscar uma solução.
Em resumo para inovar é preciso um projeto que envolve pesquisa, construção de protótipo da solução e manufatura.
Desenvolver um projeto de inovação utilizando o modelo de gestão híbrido, em equipe e de forma colaborativa, aplicando as práticas de gestão do Scrum e PMBOK.
- Scrum será utilizado para desenvolver as pesquisas, identificação e validação de hipóteses e construção do protótipo do produto.
- PMBOK será aplicado para projeto de manufatura do produto. Será desenvolvido Project Model Canvas, Cronograma e WBS.

Projeto 3 - PMBOK, Kanban e Scrum:
Vender energia como serviço é tendência mundial, existem diversas empresas que estão trabalhando com a microgeração e comercialização de energia.
Desenvolver um programa que congregue projetos um Projeto de um Sistema Fotovoltaico de Microgeração e um projeto de desenvolvimento de software para gerenciar o consumo e facilitar o uso de energia de forma personalizada pelos usuários.
Será desenvolvido os projetos utilizando o modelo de gestão híbrido, em equipe e de forma colaborativa, aplicando as práticas de gestão do PMBOK, Scrum e Kanban.
- PMBOK será aplicado para desenvolver o Projeto de um Sistema Fotovoltaico de Microgeração e seus artefatos.
- Scrum será utilizado para desenvolver o software, começando pela definição da visão do produto, produto backlog e estabelecimento do MVP (Produto Mínimo Viável).
- Kanban será usado para dar transparência ao programa e seus projetos, para gerenciar, comunicar o progresso e demonstrar resultados.

Check-out:
- Avaliação do aprendizado: O que você aprendeu?
- Chamada para ação: O que você colocará em prática amanhã?

PDU:
Para profissionais que possuem certificações profissionais vinculadas ao PMI (Exemplos: PMP, PMI-ACP e etc), este workshop gera 8 PDU´s
Mais informações (41) 3025-9659 educon@cits.br

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