Workshop: Scrum Master

Data: 27/05/2020 a 28/05/2020

Horário: 08:30 às 17:30

Investimento: R$ 1.050,00

Local: Parque de Software (CIC) - Rua Eng. Roberto Fischer, 208 - Curitiba - PR

Aprenda Como Desenvolver Uma Equipe De Alto Desempenho
Formar: Scrum Master trabalhando para formar equipe
Liderar: Scrum Master liderando a equipe no dia a dia
Desenvolver: Scrum Master atuando para desenvolver as pessoas da equipe
Avaliar: Scrum Master agindo para melhorar o desempenho da equipe


Descrição: Este workshop é uma imersão interativa e com estilo mão na massa, focado no papel do Scrum Master, é ideal para profissionais que já atuam como Scrum Master, mas precisam conhecer práticas, técnicas e ferramentas efetivas.
Durante workshop demonstramos de forma objetiva, através de estudos de casos, dinâmicas baseadas em fatos e exemplos de como pensa, age e atua o Scrum Master para formar uma equipe de sucesso, desenvolver pessoas, liderar o dia-a-dia e construir o alto desempenho da equipe para que ela seja capaz de entregar mais valor e gerar resultados superiores.

Publico alvo: Este workshop é altamente recomendado para os profissionais que vão atuar, ou já atuam como Scrum Master e precisam ganhar experiência prática.

Você vai aprender como:

  • Formar uma equipe ágil de sucesso;
  • Desenvolver pessoas de forma personalizada, para garantir a “pessoa certa no lugar certo;”
  • Liderar o dia-a-dia da equipe ágil gerenciando relacionamento, conflitos e riscos;
  • Trabalhar para criar uma equipe sinérgica, engajada e empoderada;
  • Melhorar o desempenho da equipe ágil para que ela atinja o alto desempenho;
Conteúdo:
Parte 1 - Formar - Scrum Master trabalhando para formar a equipe
Nesta parte explanamos de forma teórica os fundamentos ágeis, a equipe ágil e suas principais características e valores. Em seguida serão feitos exercícios sobre como formar uma equipe ágil de sucesso, o ponto de partida é conhecer cada pessoa da equipe, para isso será utilizado “Time Canvas” que é uma ferramenta colaborativa que facilita o entendimento de quem são as pessoas, suas necessidades, suas habilidades, conhecimentos, maturidade e experiência.
Ainda será discutido o conceito de Squads, como fazer o recrutamento, seleção e “onboarding” de novos membros da equipe e análise de como a Cultura pode influenciar na formação de equipes.

Parte 2 - Desenvolver - Scrum Master atuando para desenvolver as pessoas
Nesta parte demostramos como Scrum Master deve atuar para desenvolver as pessoas, para garantir que a pessoa certa esteja no lugar certo e com o conhecimento suficiente para fazer o trabalho e entregar produtos de valor.
Mostramos como realizar o desenvolvimento personalizado, pois, as pessoas têm necessidades de desenvolvimento diferente e cada um tem seu jeito de aprender. Ainda será explanado como o Scrum Master pode estimular e promover a autoaprendizagem nas pessoas.

Parte 3 - Liderar - Scrum Master liderando a equipe no dia-a-dia
Nesta parte exploramos os desafios, obstáculos e problemas que surgem no relacionamento do dia-a-dia, por este motivo o Scrum Master deve estar próximo da equipe para lidera-la, agindo como líder servidor, pois, trabalhar em equipe não é uma tarefa fácil, as pessoas precisam ser acolhidas, respeitadas e empoderadas para interagir, comunicar e confiar mais umas nas outras para construir uma equipe sinérgica, harmônica, coesa e de alto desempenho.
demostramos através de exemplos como Scrum Master pode atuar como facilitador para aplicar a Estruturas Libertadoras para aumentar o engajamento, evoluir a empatia e melhorar o relacionamento da equipe, fomentando a participação ativa e ainda incentivando a criatividade para o surgimento de ideias inovadoras para resolver problemas do dia-a-dia da equipe.
Para fortalecer a cultura ágil, o Scrum Master atuará, quando preciso, como coach e mentor da equipe, fazendo as mudanças que são necessárias para alcançar melhores resultados.
Ainda será discutido e mostrado como o Scrum Master deve agir para garantir a realização dos eventos ágeis, resolver impedimentos, proteger a equipe de interferências externas, gerenciar e mitigar riscos, administrar e mediar possíveis conflitos, criar um clima que favoreça a colaboração e assegurando que todos os recursos e capacidades estejam disponíveis para equipe focar no trabalho que deve ser feito para entregar valor.

Parte 4 - Avaliar Desempenho - Scrum Master Agindo para melhorar o desempenho da equipe
Nesta parte explanamos e mostramos como o Scrum Master deve agir para melhorar o desempenho da equipe. O Primeiro passo é a definição de metas e indicadores com OKR (Objetivos e Resultados-Chave) pela a equipe, e depois identificar os fatores, como a falta de limitação do WIP, baixo fator de foco, baixo engajamento, conflitos, impedimentos, individualismo e disfunções que podem afetar o desempenho da equipe e trabalhar de forma colaborativa para elimina-los.
E demonstramos como fazer o gerenciamento contínuo do desempenho por meio do CFR (Conversa, Feedback e Reconhecimento).

Checkout
Terminamos o workshop questionando:
- O que você aprendeu?
- O que você colocará em prática amanhã?

Mais informações: educon@cits.br | (41) 3025-9659.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Verifique os campos abaixo.

    Não será publicado

    Envie para seus amigos

    Verifique os campos abaixo.

      Limitado em 600 caracteres

      Comunicar Erro

      Verifique os campos abaixo.

        Limitado em 600 caracteres